Vereador Leandro Gralha visita Academia Municipal

Na manhã de sexta-feira, 08, o vereador Leandro Gralha da Silva esteve visitando a Academia Municipal, que se situa na avenida Osvaldo Aranha, 475. Durante o encontro com a professora de Educação Física, Patrícia Liesenfeld, que é a responsável pelo funcionamento do local, foram debatidos e detalhados todos os serviços oferecidos e como é o funcionamento da Academia diariamente.

Como participar da Academia

Para qualquer cidadão ter acesso as aulas e procedimentos oferecidos, é necessário o encaminhamento médico, seja por um médico, uma psicóloga, nutricionista, enfim, algum profissional de saúde que realize a indicação se for necessária. A partir disso, o paciente leva suas informações até a academia, onde é realizado um estudo e são pensadas atividades específicas para auxiliar esta pessoa de acordo com suas dificuldades. A avaliação, que é feita em cima do problema de saúde, passa por uma filtragem de doenças de família e remédios que são consumidos pelos pacientes, visando sempre seu bem estar. Em vários casos, os exercícios físicos e demais procedimentos fazem com que o consumo de medicamentos diminua drasticamente.

Atualmente são 190 alunos ativos na academia, e mais 150 em fila de espera, onde cada um frequenta o espaço duas vezes por semana, por cerca de uma hora. O horário de funcionamento da academia é de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Todos são obrigados a assinarem a lista de presenças, pois com três faltas consecutivas pode acarretar na perda da vaga.

Após entender o funcionamento e a grande demanda que a academia tem, o vereador vai se engajar em tentar auxiliar no que for possível para aumentar o número de aparelhos para a prática no local, e principalmente, mais um profissional capacitado: "Hoje podemos ver que o exercício físico ajuda centenas de pessoas em nosso município, e com apoio a esse projeto, muitos outros canelenses podem ser contemplados com essa ajuda", ressaltou Gralha.

Segundo Patrícia, o ingresso de mais um profissional especializado em Eduacação Física faria com que a fila de espera fosse totalmente zerada.  A professora também salientou a Ideia  para fazer horários específicos para crianças,, para idosos, para pacientes com lesões osseomusculares e diversas outras ideias para realizar grupos específicos.

Serviços que ocorrem hoje na Academia Municipal:

- Auriculoterapia (A auricultoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura)
- Ioga
- Massoterapia
-Meditação
- Shiatsu

Além claro de aeróbica, musculação, alongamentos e outros procedimentos de uma academia particular.