Vereador tenta viabilizar parceria entre a SMS e o HCC

Na manhã de terça-feira, 03, o Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Alberi Dias, esteve reunido com o Presidente do Hospital de Caridade de Canela (HCC), Antônio Saldanha, e com o Secretário de Saúde, Jean Spall, e de Governo, Vilmar Santos. A pauta obviamente foi os atendimentos a comunidade em postos de saúde e na secretaria, mas principalmente, no hospital.

As cirurgias eletivas sempre surgem como assunto fundamental na pauta da saúde pública. Ocorrem com frequência erros no fluxo de pacientes nos processos entre o atendimento na unidade de saúde, nas solicitações junto a Secretaria de Municipal de Saúde (SMS), e depois, no pré-operatório junto ao HCC.

Visando otimizar esse processo, o vereador Alberi Dias pediu para que fosse estudada uma forma de realizar parte dos exames necessários para as cirurgias no próprio hospital, para acelerar o tempo até a operação, e claro, ser mais cômodo para o paciente e também, mais simples para a secretaria e para o hospital.

Entenda o caso

Os casos mais comuns nas cirurgias eletivas, ocorrem quando a SMS encaminha um paciente para realizar uma cirurgia junto ao HCC. Chegando lá, é realizado pelo médico um pedido de exames pré-operatório, que é exame de sangue, raio-x, enfim, algo básico e necessário para realizar o procedimento. O que ocorre ai, são quem em muitos casos, ou o paciente não retorna com os exames, ou desiste da operação por causa do tempo de recuperação, ou por qualquer outro motivo, não pede para ser retirado da lista de espera, e com isso, incha o número de procedimentos não realizados e mantém esses casos aguardando a cirurgia.

Por vezes o hospital já esteve com médicos esperando o retorno dos pacientes prontos para realizar os procedimentos, mas não foi possível por essas e outras questões. Normalmente uma nova chamada consegue achar o paciente, mas normalmente não são encontrados. Atualmente o HCC conta com dois cirurgiões gerais à disposição para realizar essas cirurgias juto a comunidade, além claro, dos médicos para casos específicos em outras áreas.

O paciente que solicita uma cirurgia junto a SMS, o encaminhamento é dado da seguinte forma: o paciente vai até o hospital, onde o médico solicita exames pré-operatórios. Assim que tiver os resultados em mãos, a cirurgia pode ser realizada, e ocorre no HCC.