Vereadores participam de Reunião sobre o Sistema de Segurança Integrada com Municípios

Na tarde de segunda-feira, 15, os vereadores canelenses, Jerônimo Terra Rolim, Marcelo Savi, Ismael Viezze, Carlos Oliveira, Carmen Lúcia de Moraes, Merlin Jone Wulff e Emília Fulcher, foram até a Prefeitura de Gramado, onde participaram, juntamente com lideranças dos outros municípios da Região das Hortênsias, de uma apresentação do projeto do Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS).

A iniciativa vai orientar a criação e a execução de políticas de gestão para o setor. O SIM/RS é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e composto por suas instituições vinculadas, secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil.
O SIM é fundamentado em cinco vetores: tecnologia; informação e inteligência; operações; prevenção primária; sistema penitenciário e ressocialização. A gestão do sistema será centralizada em um escritório específico, que será presidido por Schirmer e será integrado por representantes titulares dos órgãos que compõe a iniciativa.

A troca de informações entre os órgãos de Segurança Pública será feita com base em compartilhamento de bancos de dados e na abertura de canais interinstitucionais permanentes de comunicação. A iniciativa vai contribuir para o aprimoramento da capacidade de pronta resposta e na realização de operações de médio e grande porte. A parceria fortalecerá os setores de inteligência dos órgãos envolvidos. Toda essa estrutura vai contribuir para o sucesso das operações em conjunto.

Outra atribuição do SIM/RS será a de estabelecer as diretrizes de cooperação e a promoção do intercâmbio educacional. Isso permite o alinhamento na formação dos agentes de segurança estaduais e municipais e garante a padronização de atuação (conjunta ou não), dentro das atribuições constitucionais de cada corporação. Dessa maneira, os órgãos estaduais encontrarão em seus pares municipais o mesmo modus operandi, facilitando o trabalho e aumentando a efetividade das missões a serem executadas.

Fotos - Vereadores com o representante do Secretário de Segurança do Estado, Cel. Aragon, e o Deputado Estadual, Tiago Simon / Eduardo Saueressig