Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Jerônimo Terra Rolim denuncia dois casos de maus tratos aos animais ocorridos no canil CEMPRA

por adm publicado 16/02/2024 14h06, última modificação 16/02/2024 14h06

O vereador Jerônimo Terra Rolim esteve na manhã desta sexta-feira, dia 16, em reunião com o delegado Dr. Vladimir Medeiros, encaminhando duas denúncias criminais sobre casos de maus tratos envolvendo o CEMPRA.

O primeiro caso diz respeito a uma cachorra que foi atropelada com fratura e não recebeu socorro, até ser recolhida pelo CEMPRA na sexta-feira dia 9, mas ficaria sem tratamento e atendimento até pelo menos a quarta-feira de cinzas.

Em parceria com a ONG Mãos Dadas Patas Salvas, que se propôs a custear o tratamento da fratura do atropelamento e a castração e, através de uma conjunção de esforços envolvendo o comandante da Patram, Ten. Ritter, o Comandante da BM, Ubirajara Dill e Ten. Dalsin, além do Sgto. Roger dos Bombeiros e o Secretário de Meio-ambiente, Leandro Heidtmann, o vereador Jerônimo Rolim conseguiu retirar a cachorra para encaminhar para a ONG para o tratamento, mediante a assinatura de um termo de adoção.

"Canela não possui convênio com clínicas veterinárias para receber animais atropelados e não possui Hospital veterinário ou sala de cirurgia no canil CEMPRA, ficando os animais agonizando nas baias enquanto nada é feito", informa o vereador.

Rolim denunciou este caso como negligência.

O segundo caso se refere a um cachorro que foi recolhido pela fiscalização e deixado no canil CEMPRA, porém, sua tutora legal, eis que era um cão comunitário registrado na prefeitura, com vacinação e exames, entrou na Justiça para reaver o cão e foi aceito pela Juíza.

No entanto, quando foi buscar o animal, a tutora não pode pegar de volta porque simplesmente a prefeitura deixou o animal escapar de dentro do canil e não sabem nem dizer a data que ocorreu.

Vereador Jerônimo acompanhou a tutora junto à Secretaria de Meio-ambiente onde realizaram a solicitação de acesso às imagens das câmeras do canil.

A tutora também registrou boletim de ocorrência.

A prefeitura abriu processo administrativo reconhecendo que deixou escapar o cachorro e alega estar realizando buscas.

O vereador Jerônimo agradeceu a disponibilidade do delegado Dr. Vladimir, que atua fortemente na causa animal, principalmente com o cartório chefiado pelo inspetor Maurício Viegas.

Rolim destaca que a delegacia possui o selo de certificação conhecido como Delegacia Amiga dos Animais, e que todos os crimes e maus tratos devem ser denunciados para poder mudar a realidade da cidade.