Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

por Interlegis — última modificação 15/06/2023 11h35
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Notícias

por Interlegis — última modificação 15/06/2023 11h35
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Notícias - Leia mais…

Alberi Dias busca extensão de rede elétrica junto a RGE para os bairros Chacrão e Ulysses de Abreu

por Interlegis — última modificação 16/06/2023 15h34
Na tarde desta sexta-feira, 16, o vereador Alberi Dias recebeu na Câmara de Vereadores de Canela, o Consultor de Negócios da RGE, Rafael Dala Brida, e representantes dos bairros Chacrão e Ulysses de Abreu (Tiririca), para buscar melhorias na rede elétrica de duas ruas dos bairros citados. As ruas que deverão receber estas extensões são a Estrada Santa Rosa, no Chacrão, e rua Pedro Inácio de Souza, no Ulysses de Abreu.
A extensão da rede possibilita a ligação da energia elétrica, quando a distância entre o padrão de entrada e a rede de distribuição for superior a 30 metros. Com isso, a comunidade não correrá mais os riscos de quedas de energia, o que melhoraria e muito a condição dos cidadãos destas localidades.
O vereador agora levará a demanda até o Poder Executivo, para que preste auxílio a empresa na condução desta melhoria.

Carla Reis visita o Secretário de Trânsito, Transporte e Fiscalização e solicita melhorias em pontes no São João.

por Interlegis — última modificação 01/08/2023 15h55

A vereadora Carla Reis esteve realizando uma visita ao novo Secretário de Trânsito, Transporte e Fiscalização de Canela, Alziro Daros, o Dilo, para encaminhar alguns pedidos de melhorias na linha São João e outras demandas. 

A vereadora pediu principalmente foco em duas pontes da localidade que precisam de cuidados e reformas, e ficou muito satisfeita ao ver que um projeto de melhoria já está pronto e será colocado em prática já nas próximas semanas, conseguindo assim beneficiar toda aquela comunidade. As pontes serão revitalizadas e serão equipadas com guard rail, para dar mais segurança pra todos os usuários.   

Além disso, Carla ainda debateu com Dilo, e encaminhará ao Poder Executivo de maneira oficial, um pedido para que estas pontes recebam uma duplicação, e assim, facilitem o tráfego dos veículos naquela linha que vem crescendo a cada dia. 

 “É importante ter este olhar para o interior do nosso município tanto para a segurança dos moradores, mas também porque sabemos da grande movimentação de turistas de carro e também ônibus que vão até o Morro Calçado. Quanto mais levarmos melhorias ao interior, mais podemos explorar o turismo rural”, lembrou Carla. 

Carla ainda parabenizou o secretário que assumiu a pasta recentemente.

 

Vereadora Carmen Seibt faz pedido para limpeza com urgência no Parque do Lago

por Interlegis — publicado 23/08/2023 00h00, última modificação 23/08/2023 14h22

Na semana passada, a vereadora Carmen Lúcia Seibt de Moraes esteve realizando uma visita ao Parque do Lago para verificar como estava a limpeza e a vegetação no local após receber inúmeras reclamações por parte da comunidade.

Após ir até o local, a vereadora constatou que sim, a limpeza do Parque do Lago está deixando muito a desejar, a tal ponto que a vegetação está começando a se alastrar, cobrindo assim uma boa parte de onde fica a água.

Além disso, tem partes em que a vegetação já ficou tão avançada que está começando a se aterrar sozinha, e se o Poder Executivo não tomar uma medida de maneira rápida, com certeza teremos um problema ainda mais grave naquela localidade.

Foto Lago

 


Foto Lago 2

Presidente Jefferson de Oliveira faz análise dos primeiros seis meses à frente da Casa Legislativa

por Interlegis — última modificação 01/08/2023 15h44

Nesta semana, o Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Jefferson de Oliveira, fez um balanço positivo dos trabalhos desenvolvidos durante esses 180 dias de mandato e, exaltou a importância de uma gestão transparente e com ações que estabelecem a seriedade e o compromisso da Casa Legislativa com a população canelense.

Durante esse período, foram apresentadas 456 proposições entre indicações, moções, projeto de lei, pedidos de informações, entre outras matérias analisadas em plenário na Casa Legislativa.

“O legislativo conseguiu avançar em muitas questões, buscando parcerias, discutindo e aprovando projetos importantes, além de ouvir a população e dialogar para tentar solucionar problemas que a comunidade vem enfrentando”, lembrou Jefferson.

Proposições debatidas e votadas durantes os primeiros 180 dias:

Indicações - 279
Moções - 41
Pedidos de Informações - 71
Projeto de Lei Complementar - 03
Projeto de Lei Legislativo - 05
Projeto de Lei Ordinária - 49
Projeto de Resolução - 2
Projetos Substitutivos - 1
Requerimento – 4
Veto a Projeto de Lei – 1

Felipe Caputo realiza visita na nova Secretaria de Trânsito e encaminha demandas ao chefe da pasta

por adm publicado 03/08/2023 16h15, última modificação 03/08/2023 17h08
Felipe Caputo realiza visita na nova Secretaria de Trânsito e encaminha demandas ao chefe da pasta

Felipe Caputo

Nesta semana, o vereador Felipe Caputo esteve realizando uma visita de cortesia para conhecer o novo espaço da Secretaria de Trânsito, Transporte e Fiscalização de Canela, e seu mandatário Alziro Daros, o Dilo.

Na oportunidade, o vereador aproveitou para debater com o Secretário diversas demandas relacionadas ao nosso trânsito, que envolvem áreas do nosso interior e também do centro da cidade, que atualmente está enfrentando graves problemas com o trânsito, principalmente em horários de pico.


“Precisamos melhorar nossa mobilidade urbana no centro da cidade e também trazer uma melhor estrutura para a comunidade que utiliza nas vias no interior. Os canelenses merecem urgentemente completa atenção neste assunto por parte do Poder Executivo da cidade”, completou o vereador.

Vereador Alberi Dias encaminha projeto para criação de um Banco de Materiais de Construção em Canela

por adm publicado 16/08/2023 16h13, última modificação 16/08/2023 16h13
Vereador Alberi Dias encaminha projeto para criação de um Banco de Materiais de Construção em Canela

Alberi Dias e Alfredo Shaffer

Nesta semana o vereador Alberi Dias teve aprovado na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei Indicação, que "Institui o Banco de Materiais de Construção, no âmbito do município de Canela e dá outras providências". A ideia do vereador com esta indicação ao Poder Executivo, é para que haja um aproveitamento de materiais desperdiçados em construções públicas/privadas, que seja alocado em algum local específico e assim proporcione às famílias de baixa renda e entidades a possibilidade de reforma ou construção de sua casa própria com maior dignidade.
O vereador esteve reunido com o Secretário de Meio Ambiente, Alfredo Schaffer, antes da criação deste projeto, onde foi debatido o tema e qual o melhor jeito para conseguir beneficiar a comunidade canelense.
A grande finalidade do projeto é apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social em razão de condições precárias de moradia, as entidades religiosas, assistenciais e esportivas, além de contribuir com o desenvolvimento econômico e social.
Visto que a construção civil é geradora de impactos ambientais, dado o consumo de recursos naturais, modificação da paisagem ou despejo de resíduos, assim, com o crescente movimento de novas edificações e empreendimentos imobiliários na cidade, tem-se, também, um intenso volume de materiais e entulhos, os quais, em muitas ocasiões, são depositados em locais impróprios e ficam sem utilização, os quais poderiam por muitas vezes auxiliar em muitos benefícios sociais.

Jerônimo Terra Rolim apura números, serviços prestados e falta de profissionais no posto de saúde Unidade Central

por adm publicado 16/08/2023 16h14, última modificação 16/08/2023 16h14
O Vereador Jerônimo Terra Rolim foi recebido pela Enfermeira Cristina Moura, em visita ao posto de saúde Unidade Central.
Rolim obteve reclamações na comunidade sobre a falta de alguns profissionais, como pediatra, ginecologista e psicólogos.
A Enfermeira Cristina realmente informou ao Vereador Rolim que sim, de fato existe a falta destes profissionais em atendimento no posto de saúde.
Porém, Cristina informou ao Vereador Jerônimo que estes profissionais estão em falta não apenas no posto de saúde Unidade Central, mas em toda rede de saúde de Canela.
Rolim se comprometeu em cobrar do Executivo a contratação imediata destes profissionais, pois com o orçamento da Secretaria de Saúde, isto é plenamente possível, além de necessário.
O Vereador Jerônimo ainda apurou alguns números da Unidade Central, tal como o número de pessoas atendidas mensalmente, que ultrapassam 5 mil pacientes.
Ainda, a Enfermeira Cristina destacou ao Vereador Rolim alguns programas realizados pelo posto de saúde Unidade Central, tais como Programa Estomias, Programa Melhor em Casa e Programa Feridas.
O Município conta com cerca de 41 pacientes ostomizados. O ambulatório de Feridas está com 43 pacientes. Já o Programa Melhor em Casa atende pacientes acamados no Centro e Interior. Este programa recebeu um veículo zero quilômetros para realizar esse programa.

Vereadora Andresa da Conceição participa da ação “Prefa no seu bairro”

por adm publicado 23/08/2023 14h39, última modificação 23/08/2023 14h39

No último sábado, 19, a vereadora Andresa da Conceição, a Mana, participou das atividades realizadas pelo Poder Executivo no bairro Santa Marta, intitulada “Prefa no seu bairro”. Entre os serviços oferecidos estavam atendimento a comunidade na unidade de saúde, atendimentos técnicos de Assistente Social e psicólogo, exposição de produtos produzidos nas oficinas para a geração de renda das mulheres da comunidade e atualização dos Cadastro Único – Programa Bolsa Família, no CRAS, equipe técnica da coordenadoria de projetos realizou atendimento aos beneficiários do programa de regularização fundiária PAC 2, em conjunto com a assistente social, no ginásio houve apresentação dos estudantes do 1º ao 4º ano em homenagem aos pais e o prefeito Constantino realizou plantio de árvores nas ruas do bairro com auxílio dos alunos.

Já a secretaria de Trânsito e Fiscalização promoveu ações voltadas à Educação de Trânsito para todos os públicos com distribuição de material educativo, esclarecimentos de dúvidas sobre infrações de trânsito e recebimento de demandas relacionadas à mobilidade urbana.

O Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores sendo doadas mais de 30 das mais variadas espécies e um cachorro do Cempra foi adotada. Um casal de produtores rurais, encaminhados pela Emater, ofereceu produtos como alface, couve, temperos, entre outros. Já a secretaria da Fazenda esteve no local trabalhando com microcrédito.

A Banda do Centro Social Padre Franco abrilhantou a atividade realizando caminhada de apresentação da frente do ginásio até algumas ruas do Loteamento Maredial, ação que simbolizou a entrega da pavimentação das ruas e da Escola Municipal Noeli de Azevedo e Souza para a comunidade.

“É gratificante ver a satisfação dos moradores ao usufruir dos diversos serviços disponíveis para toda a família. Sabemos que muitas pessoas não conseguem utilizar os serviços públicos durante a semana e são beneficiadas nos sábados com atendimentos desta ação social”, afirmou Mana.

Vereadora Andresa da Conceição enaltece alteração em Lei Municipal que dá isenção do pagamento das tarifas no Sistema de Transporte Coletivo Convencional para as pessoas que possuírem Carteira de Identificação com Deficiência e Altas Habilidades pela FADE

por adm publicado 24/08/2023 14h23, última modificação 24/08/2023 14h23

Nas últimas semanas, foi alterado pelo Poder Executivo de Canela, após pedido da vereadora Andresa da Conceição, a Mana, a Lei Municipal nº. 3.411, a qual “Dispõe Sobre o Serviço de Transporte Coletivo Urbano e Rural-Urbano do Município de Canela, Estabelece as Normas para Concessão e Permissão de sua Exploração e dá Outras Providências.”

Na oportunidade, Mana solicitou que fosse incluída na lei, no Artigo 39, onde fala sobre as pessoas isentas do pagamento das tarifas no Sistema de Transporte Coletivo Convencional as pessoas que possuírem carteira de identificação emitida pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul − FADERS.

Mana agradeceu a Administração Municipal pela compreensão do seu pedido pois vê com grande importância este benefício para as pessoas que já possuírem a carteira.

Carla Reis se reúne com Deputado Estadual Elton Weber e busca conselhos e dicas para dar mais suporte para a agricultura familiar local.

por adm publicado 24/08/2023 14h26, última modificação 24/08/2023 14h26

Nos últimos dias, a vereadora Carla Reis se encontrou com o Deputado Estadual Elton Weber, que também é Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde conversaram e debateram sobre a importância do apoio e de buscar uma melhor infraestrutura para a agricultura familiar no interior do Estado.

Poucas pessoas sabem, mas mais de 80% de todos os alimentos produzidos no mundo têm como origem propriedades familiares, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Para visualizar o peso da agricultura familiar no Brasil, vale ter em mente que, de acordo com o Censo Agropecuário de 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa prática é responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas do país. Além disso, a agricultura familiar ainda emprega 67% da força de trabalho das atividades agropecuárias.

Carla lembrou ainda da grande quantidade de agricultores que temos em Canela e também ressaltou toda a atenção que o interior de nossa cidade merece para propiciar a estes importantes trabalhadores mais estrutura para trabalhar e comercializar seus produtos.

Vereadora Emilia Fulcher entrega Emenda Parlamentar no valor 100 mil reais para ser investida na Saúde do município.

por adm publicado 24/08/2023 14h31, última modificação 24/08/2023 14h31

Ao todo a vereadora já viabilizou 850 mil reais para a Saúde com Deputados neste mandato

Nesta quinta-feira, a vereadora Emilia Fulcher realizou uma visita de cortesia ao Prefeito em Exercício, Jefferson de Oliveira, para realizar de maneira oficial a entrega de uma Emenda Parlamentar, destinada pelo Deputado Estadual Sergio Perez, no valor de 100 mil reais a ser investida como recurso livre na área de Saúde do município.

Ao todo durantes este mandato, a vereadora já viabilizou ao todo 850 mil reais em Emendas junto a deputados de seu partido apenas para a Saúde do município. Anteriormente, com o Deputado Federal Carlos Gomes, a vereadora trouxe para Canela uma emenda de 500 mil reais e outra de 250 mil, ambas com investimentos realizados no Hospital de Caridade de Canela.

“É de suma importância sempre se buscar mais recursos para o a Saúde da cidade fora de nosso município. Fazendo este serviço, que também cabe a nós vereadores, podemos auxiliar e muito com as dificuldades financeiras que ainda vive o hospital e também na melhoria da infraestrutura e serviços em nossas unidades de saúde, e com isso, trazer mais qualidade nesta área para toda nossa comunidade”, lembrou Emilia.

Vereador Alberi Dias visita melhorias nas ruas Homero Pacheco e João Goulart no bairro Canelinha

por adm publicado 24/08/2023 14h35, última modificação 24/08/2023 14h35

Nesta semana, o vereador Alberi Dias esteve realizando uma visita para fiscalizar as obras de melhorias de calçamento nas ruas do bairro Canelinha, João Goulart e Homero Pacheco, que agora possuem calçadas com acessibilidade, mais espaço para carrinhos de bebê e também para pessoas com mobilidade reduzida.

O vereador se diz feliz com suas indicações que foram aprovadas pela Câmara e agora estão se tornando realidade no município, já que em ambas as ruas o vereador realizou pedidos junto ao Poder Executivo para estas obras de melhorias e agora pode contemplar ambas finalizadas

Alberi lembra que, uma calçada bem construída é um elemento imprescindível para a socialização de um bairro, para a segurança das pessoas e para a vida de crianças e adolescentes. As calçadas, quando oferecem espaço para que pessoas as utilizem das mais variadas formas, fazem com que esse mesmo espaço se torne mais seguro e convidativo.

Jerônimo Terra Rolim cobra omissão do CEMPRA que não atendeu pedido da “PATRAM” para abrigar um cão recolhido de maus-tratos e ONG Amigo Bicho teve que assumir a guarda

por adm publicado 24/08/2023 14h38, última modificação 24/08/2023 14h38

O Vereador Jerônimo recebeu a informação de que, no sábado, 19, uma equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (antiga PATRAM), havia recolhido uma cachorra em estado de maus-tratos e que, quando a força policial tentou contato com o Canil CEMPRA, não teve êxito.

Com isso, os policiais não tinham para onde destinar o animal recolhido de maus-tratos.

Foi então contatada a ONG Amigo Bicho que, mesmo sem recursos públicos, assumiu a guarda do animal, pois os policiais não conseguiram contato com o CEMPRA e não teriam para onde levar.

Ainda, o Vereador Jerônimo obteve a informação de que o Canil CEMPRA somente estaria recolhendo animais atropelados, conforme supostamente lhe autoriza a lei.

Diante deste caso, o vereador Rolim utilizou parte da Tribuna da Sessão desta segunda-feira, 21, para questionar a atitude do CEMPRA.

Rolim primeiramente cobrou que o serviço de recolhimento dos animais ou qualquer outro serviço CEMPRA deve ser disponibilizado aos finais-de-semana.

Ainda, o Vereador Jerônimo leu parte da Lei 4.569/2021 que obriga o CEMPRA a recolher não só os animais atropelados, mas também os de casos de maus-tratos e os recolhidos pelas forças de segurança ou serviço de proteção e controle.

Rolim criticou a omissão do Canil CEMPRA e exaltou o trabalho da ONG Amigo Bicho, que segundo o Vereador, “faz o trabalho que a prefeitura deveria fazer”

Vereadora Carmen Lúcia Seibt de Moraes assume a Presidência da Câmara de Vereadores de Canela

por adm publicado 25/08/2023 13h25, última modificação 25/08/2023 13h25

Nesta semana, a vereadora Carmen Lúcia Seibt de Moraes assumiu interinamente a Presidência da Casa Legislativa de Canela. A então vice-presidente da Câmara assume o lugar do Presidente, Jefferson de Oliveira, que está assumindo interinamente como Prefeito de Canela, durante férias do Prefeito Municipal Constantino Orsolin. A vereadora ocupará o cargo até o próximo dia 4 de setembro.

A vereadora se mostrou honrada com a oportunidade, mas também lembrou que mesmo que seja por um curto espaço de tempo, um cargo deste tamanho sempre traz uma grande responsabilidade.

A próxima Sessão Ordinária, no dia 28 de agosto, será presidida por Carmen, e um vereador suplente do MDB será convocado para substituir Jefferson.

Paulo Ricardo Rodrigues da Silva assume cadeira no Legislativo canelense

por adm publicado 29/08/2023 13h58, última modificação 29/08/2023 13h58

Na noite de segunda-feira, 28, o suplente pelo MDB, Paulo Ricardo Rodrigues da Silva, o Paulo Gordo, assumiu como vereador em exercício na Câmara de Vereadores de Canela, em decorrência da ausência do vereador Jefferson de Oliveira, que está ocupando o cargo de Prefeito em Exercício.

Paulo então na Sessão Ordinária de ontem prestou seu juramento e já assumiu seu posto junto aos demais vereadores. Logo em seu primeiro discurso, o vereador prometeu lutar por um bem comum a comunidade Canelense, abordou temas importantes, e se mostrou aberto para toda a comunidade, para receber as mais diversas demandas.

Com grande público, evento “Agosto Lilás - Não se Cale” foi sucesso em conscientização e informação

por adm publicado 31/08/2023 17h00, última modificação 31/08/2023 17h00

Na noite desta quarta-feira, 30, o bate-papo “Agosto Lilás - Não se Cale”, promovido pelas vereadoras Carmen Lúcia Seibt de Moraes, Carla Reis e Andresa da Conceição atraiu um grande público até a Câmara Municipal de Canela. O encontro foi realizado para conscientizar convidados e a comunidade em geral sobre a urgência de pôr fim à violência contra mulheres. Estiveram prestigiando o evento o Prefeito em Exercício, Jefferson de Oliveira, e os vereadores Felipe Caputo, Roberto Danany, José Vellinho Pinto e Jerônimo Terra Rolim.

Além das vereadoras, estiveram presentes e dando seus depoimentos e informações sobre o assunto a Dra. Simone Chalela, Juíza de Direito da Segunda Vara de Canela, Dra. Melissa Prestes, Representando a Delegacia da Mulher, a Dra. Anne Grahl Muller, Presidente OAB Subseção Canela/Gramado, Natalí Brocker, Coordenadora da Casa Vitória, Maria Cassola, convidada pela Sociedade Civil, Micheli Magro, do CREAS e Terezinha Aparecida Theodoro, que icompartilhou sua história de superação neste assunto.

Durante o debate, foram abordados diversos temas como explicar as diversas formas de violência que podem ocorrer contra a mulher, que não é somente a física como muitos imaginam, além claro de como denunciar, onde denunciar, onde buscar ajuda, grupos de apoio, entre outros assuntos. Muitas das pessoas que estavam presentes no evento ontem ainda não tinham conhecimento que Canela possui há anos uma delegacia exclusiva para a mulher, situada na Avenida Osvaldo Aranha, por exemplo.

As vereadoras, idealizadoras do evento, ficaram muito felizes com o resultado e acreditam ter alcançado o objetivo maior do encontro, que era conscientizar o maior número de pessoas possível para que estas informações sigam sendo passadas na sociedade e que Canela tenha cada vez menos, e se possível chegar algum dia que não tenha mais, ações de violência contra as mulheres.

Agosto Liás

A campanha “Agosto Lilás” foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto de 2006. A Lei recebeu o nome para homenagear Maria da Penha Fernandes, vítima emblemática da violência doméstica. Ela sobreviveu a duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido, ficou paraplégica e se engajou na luta pelos direitos da mulher e na busca pela punição dos culpados, tornando-se símbolo e líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres.p1-agosto lilasp2- agots liaslvereadoras

Jerônimo Terra Rolim apresenta pedido de instauração de CPI na Secretaria de Educação e CPI da Operação Cáritas.

por adm publicado 05/09/2023 09h48, última modificação 05/09/2023 09h48

O vereador Jerônimo Terra Rolim apresentou, na noite da Sessão desta segunda-feira (04), a instauração de duas CPI's.

O vereador Jerônimo pediu abertura de CPI para investigar a acusação de um vereador de que em 2017 teria havido corrupção numa licitação na Secretaria de Educação, quando a pasta era comandada pelo PDT, com o então Secretário Gilberto Tegner, o Tolão.

Rolim afirmou que Tolão se dispõe a abrir sigilo bancário e até telefônico e que os 3 vereadores do PDT assinarão esse pedido de CPI, faltando assim apenas uma assinatura dos demais 8 vereadores para ser instaurada a CPI da Educação.

Rolim ainda expôs que, para abrir a CPI da Educação, é preciso abrir ao mesmo tempo a CPI da Operação Cáritas, a qual somente não ocorreu porque apenas os vereadores do PDT assinaram à época.

O vereador Jerônimo lembrou que foram presos na operação Cáritas 3 secretários municipais, 1 advogado e 1 vereador.

Uma CPI pode ouvir testemunhas, determinar diligências e até solicitar quebras de sigilos fiscais e bancários e outros.

Os pedidos de CPI serão entregues aos líderes das bancadas dos demais partidos para que assinem, sendo que basta apenas uma assinatura para que sejam abertos os trabalhos investigativos.

Vereador José Vellinho Pinto convoca Secretária da Educação e Prefeito para falar sobre atual situação da educação no Município

por adm publicado 27/09/2023 15h28, última modificação 27/09/2023 15h28

Por meio do Memorando nº14/2023, o Vereador José Vellinho Pinto convocou a Secretária Municipal da Educação e Esporte, Janete da Silva Santos e o Prefeito, Constantino Orsolin.
O objetivo da convocação é para que seja feita uma análise da situação da educação no Município, tendo em vista a classificação na 326ª posição no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul – IMERS no ano de 2022, conforme dados do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Vereador Roberto Danany busca apoio para aquisição do sensor de glicemia FreeStyle Libre

por adm publicado 27/09/2023 15h33, última modificação 27/09/2023 15h33


Durante a Sessão Ordinária de 25 de setembro, o vereador Roberto Danany trouxe a pauta um assunto de grande relevância para a comunidade canelense. Está tramitando na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a discussão para que o Estado assegure gratuitamente aos pacientes com diabetes o FreeStyle Libre, sensor de glicemia que livra os portadores da doença das incontáveis picadas de agulhas nos dedos durante o dia.

Este sensor fica grudado na parte superior posterior do braço e faz, sem picadas ou dor ao paciente, leituras contínuas a cada um minuto, armazenando até 8 horas de dados de glicose e dura 14 dias. Com este aparelho os pais podem realizar monitoramentos de seus filhos com mais informações para realizar os tratamentos mais completos diariamente. O aparelho pode ser utilizado tanto no tipo 1, quanto no tipo 2 da doença, mas o seu custo, porém fica próximo a R$ 300 por quinzena para o usuário.

Um grupo de trabalho, formado por médicos, pacientes, familiares, deputados e representantes de entidades e de órgãos públicos, tem agora a missão de levar este assunto a frente para que o Governo possa disponibilizar isso para todos os gaúchos, e é algo que vai beneficiar muitos canelenses também.

Roberto realizou um abaixo assinado buscando apoio para encaminhar a capital gaúcha, que contou com mais de 200 assinaturas. Além disso, Danany realizou na Câmara uma Moção de Apoio, que foi assinada por todos os vereadores, e que também será encaminhada aos deputados de nosso Estado.

Jerônimo Terra Rolim cobra por mais monitores e professores substitutos na Educação Infantil.

por adm publicado 27/09/2023 15h34, última modificação 27/09/2023 15h34

O vereador Jerônimo Terra Rolim abordou na sessão desta segunda-feira (25) sobre a situação da falta de professores e monitores na rede municipal, especificamente na educação infantil, dos zero aos cinco anos.

Conforme a Secretaria de Educação, falta uma média de 15 professores por dia na rede municipal.

Rolim visitou e conheceu a realidade da Escola de Educação Infantil Profª. Diva Pedroso da Cunha.

Na visita, o Vereador Jerônimo foi recebido pela Diretora Neli Vitancourt, oportunidade que observou a limpeza da escola e organização e verificou e recebeu relatos das profissionais da educação de que existem turmas com muitos alunos, considerável número de alunos de inclusão e poucos monitores, além de pouco espaço e falta de ergonomia no campo de trabalho, o que está acarretando sobrecarga aos professores, colaborando para a falta de profissionais diariamente.

Rolim falou em Tribuna que professoras não estão podendo fazer um trabalho pedagógico, porque estão sozinhas em sala, muitas vezes com muitos alunos e tendo que trocar fralda invés de ensinar.

Como sugestão ao governo, o Vereador Jerônimo está trabalhando em uma Indicação Legislativa e na Sessão opinou que, contratando mais monitores e criando política de professores substitutos, boa parte do problema seria resolvido.

Vereadora Carla Reis viabiliza Emenda Parlamentar no valor 100 mil reais para ser investida na Saúde do município

por adm publicado 05/10/2023 14h43, última modificação 05/10/2023 14h43

Nesta semana, a vereadora Carla Reis teve a confirmação da Deputada Estadual Patrícia Alba (MDB) do repasse de uma Emenda Parlamentar no valor de 100 mil reais a ser investida como recurso livre na área de Saúde do município de Canela.

Segundo Carla, a saúde pública é uma das principais áreas para a comunidade canelense, e por isso, é necessário ter uma atenção especial no que se refere à busca dos recursos que viabilizem avanços na Atenção Primária à Saúde.

Por isso, a vereadora lembrou que é de suma importância sempre se buscar mais recursos para melhorar o atendimento na saúde da cidade, e para isso é vital estabelecer parcerias com os deputados e outras lideranças políticas estaduais e federais, independentemente do posicionamento político, com o intuito de promover melhorias à cidade.

Felipe Caputo realiza homenagem ao 2° Pelotão Ambiental de Canela

por adm publicado 18/10/2023 14h02, última modificação 18/10/2023 14h02

Nesta semana, durante Sessão Ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Canela, o edil Felipe Caputo realizou a entrega de uma Moção de Aplausos ao 2° Pelotão Ambiental de Canela pelo projeto Patrulheiro Ambiental Mirim.

O projeto, é uma iniciativa do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) no qual Policiais Militares Estaduais constroem conhecimento com as crianças, transformando-os em agentes prevencionistas. Juntamente com o Ambientalito que é patrulheiro ambiental e dá dicas muito importantes para que todos os exercícios de cidadania proteger o ambiente para multiplicação dos cuidados com a natureza.

Estiveram presentes para receber a homenagem o 1º Tenente Marco Antônio Ritter, e os soldados Felipe Bueno, Adriel Buss, Felipe Oliveira, Jairo Eliandro Buss, Flávio Chaves, Tiago Marchesan e Wilson de Aquino.

Caputo enalteceu e muito o Pelotão parabenizando pelas ações junto as crianças de nossa cidade, que além de conscientizar, ajudam a construir cidadãos cada vez melhores para nosso município.

Comissões dão despacho favorável e “Lei Lucas” irá a votação na próxima segunda-feira

por adm publicado 19/10/2023 16h43, última modificação 19/10/2023 16h43

Nesta quinta-feira, 19, as Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores de Canela, a CCJ-R (Constituição, Justiça e Redação Final), formada pelos vereadores Jerônimo Terra Rolim, Carla Reis e Carmen Lúcia Seibt de Moraes, a COFT (Orçamento, Finanças e Tributação), formada por Roberto Danany, Emilia Fulcher e Merlin Jone Wulff, e a CDES (Desenvolvimento Econômico e Social), dos vereadores José Vellinho Pinto, Felipe Caputo e Andresa da Conceição, efetivaram pareceres favoráveis a “Lei Lucas”, e o Projeto de Lei Ordinária irá a votação em plenário na próxima segunda-feira.

A “Lei Lucas” é uma legislação fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças em ambientes escolares e em locais de grande circulação. Seu nome é uma homenagem a Lucas Begalli Zamora, uma criança que nos deixou tragicamente após um acidente em um passeio escolar, e cuja história serve como um alerta sobre a importância de adotar medidas preventivas para evitar futuras tragédias semelhantes.

Esta lei baseia-se em diversos princípios e razões como proteger a vida e a integridade física das crianças em nosso município. Ao oferecer treinamento em primeiros socorros em escolas e locais de grande aglomeração, estamos capacitando nossa comunidade para agir prontamente em situações de emergência, o que pode fazer a diferença entre a vida e a morte em casos críticos, pois a capacitação em primeiros socorros não apenas prepara as pessoas para responder a situações de emergência, mas também promove uma cultura de prevenção de acidentes.

A instituição da “Lei Lucas” está em consonância com a Lei Federal nº 13.722/2018, que torna obrigatório o ensino de noções básicas de primeiros socorros nas escolas. Adotar essa legislação a nível municipal é uma demonstração do compromisso de Canela em cumprir as normas federais e garantir a proteção das crianças.


CAputa MAnaemilia

Vereadores recebem pedido para auxiliar na aquisição de equipamentos e mobiliário para o novo Quartel do Corpo de Bombeiros

por adm publicado 20/10/2023 13h53, última modificação 20/10/2023 13h53

Nesta quinta-feira, 19, o Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Jefferson de Oliveira, acompanhado dos demais legisladores Carmen Lúcia Seibt de Moraes, Emilia Fulcher, Jerônimo Terra Rolim, Roberto Danany e Merlin Jone Wulff, receberam o Sargento Roger Martins, representando o Corpo de Bombeiros de Canela.

No encontro, o Sargento atualizou os vereadores sobre a obra de construção do novo quartel da corporação, que segue a todo o vapor, e que tem um prazo para ser finalizada em até 10 meses. Em contrapartida a isso, Roger lembrou que todo o valor necessário para este projeto já foi angariado, mas que ainda é necessário buscar valores para a aquisição de mobiliário e de materiais para equipar esta nova sede.

Buscando solucionar esta questão, o Sargento entregou aos vereadores um ofício solicitando um repasse de um valor de 280 mil reais das sobras orçamentárias da Câmara de Vereadores, que todos os anos devolve parte de seu orçamento ao Poder Executivo, para conseguir realizar esta benfeitoria para o Corpo de Bombeiros.  

Após este pedido, o Presidente da Casa Legislativa se mostrou totalmente favorável a buscar esta solução para essa instituição que tem uma importância tão grande para toda a comunidade canelense. Todos os vereadores presentes na reunião também demonstraram seu apoio e irão agora em busca de concretizar mais este projeto em prol do município de Canela.  

Roger ainda lembrou que este quartel terá uma estrutura à altura que Canela merece e com certeza irá figurar entre uma das melhores sedes de Corpo de Bombeiros do Brasil.

Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ-R) recebe para análise o novo Projeto de Lei da venda do Centro de Feiras

por adm publicado 25/10/2023 15h28, última modificação 25/10/2023 15h28

Os membros da CCJ-R, vereadores Carla Reis, Carmen Lúcia Seibt de Moraes e Jerônimo Terra Rolim, receberam para análise na Comissão, o Projeto de Lei 73/2023, que consiste sobre a alienação (venda) do complexo do Centro de Feiras.

O projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, é semelhante ao Projeto de Lei 45/2023, quando foi votado e arquivado pela maioria dos vereadores.

Segundo o Poder Executivo, em justificativa apresentada dentro do Projeto, a necessidade de alienação desse bem deve-se pelo fato de que a manutenção e a administração de propriedades públicas podem gerar ônus aos cofres públicos.

A Comissão agora analisará a constitucionalidade e o real interesse público do Projeto de Lei, tendo em vista que no local ocorre há mais de 12 anos a Feira Ecológica e Cultural de Canela, bem como o Departamento de Cultura, que hoje funciona no Espaço Nydia Guimarães.

A responsável pela relatoria do Projeto será a vereadora Carla Reis.

Vereadores participam do 1º Simpósio de Direito Eleitoral realizado na UCS

por adm publicado 25/10/2023 15h30, última modificação 25/10/2023 15h30


Nesta semana, nos dias 23 e 24 de outubro, foi realizado na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Campus Universitário da Região das Hortênsias, o 1º Simpósio de Direito Eleitoral coordenado em parceria com o Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (IGADE), e contando com os apoio da Câmara de Vereadores de Canela, da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Canela/Gramado, Hotel Pampas, Jornal Integração e Incorporadora Novalternativa.

Durante o evento, o Presidente da Casa Legislativa de Canela, Jefferson de Oliveira, esteve presidindo a mesa de trabalhos durante a segunda noite de evento, que contou com a participação de Milton Cava, Advogado, Consultor e Assessor de Bancada, e também de Karen Fróes, Secretária Geral do IGADE e Técnica Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

A ideia do evento era contemplar temas do Direito Eleitoral, abordados por especialistas da área no Brasil, e trazer discussões voltadas à democracia e aos direitos políticos. Estiveram participando e prestigiando o evento os vereadores Emilia Fulcher, Roberto Danany, Alberi Dias e Andresa da Conceição.

Ao finalizar os trabalhos da noite, o Presidente da Câmara de Vereadores, Jefferson de Oliveira, parabenizou a UCS e o Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral pelo excelente simpósio, nas pessoas do Coordenador de Direito, Guilherme Drago, e da Presidente do IGADE, Francieli Campos, e enalteceu o conteúdo debatido e apresentado para os alunos e demais convidados do evento.

Felipe Caputo solicita manutenção na praça do bairro Boeira

por adm publicado 25/10/2023 15h34, última modificação 25/10/2023 15h34

Durante Sessão Ordinária desta semana, realizada na Casa Legislativa, o vereador Felipe Caputo apresentou fotos de uma visita realizada por ele na praça do bairro Boeira, onde constatou brinquedos/playgrounds existentes em estado de precariedade, bem como todo o restante da praça.

Devido a isto, o vereador encaminhou uma indicação solicitando a manutenção deste espaço público, até a implantação do projeto, que será custeado por uma emenda parlamentar do Deputado Federal Lucas Redecker, no valor de 350 mil reais, que inclusive já foi liberada para o Poder Executivo.

Caputo lembrou da importância destes espaços públicos nos bairros da cidade, já que uma praça bem cuidada, arborizada, com espaços de convivência e recreação incentiva a socialização dos moradores e das crianças, e isso é o fundamental.


caputo1 brinquedocaputo 2 caputo 3caputo 4caputo 5

Vereadoras participam do 1º Congresso de Vereadores e Assessores em Gramado

por adm publicado 26/10/2023 15h40, última modificação 26/10/2023 15h40

Nesta semana ocorre o 1º Congresso de Vereadores e Assessores em Gramado, um evento de grande relevância que reúne legisladores de todo o Brasil para discutir os temas mais importantes no âmbito da legislatura municipal. Estão presentes no evento as vereadoras Carmen Lúcia Seibt de Moraes, Carla Reis e Andresa da Conceição.

Entre os palestrantes confirmados no evento, destacam-se nomes de grande renome na política nacional, como José Ivo Sartori (foto), ex-vereador e ex-prefeito de Caxias do Sul, deputado estadual e federal, além de ter ocupado a posição de governador do estado do Rio Grande do Sul, trará sua vasta experiência e conhecimento para enriquecer o evento, juntamente com sua esposa Maria Helena. Sua trajetória política é um exemplo inspirador para todos os políticos, mostrando que é possível alcançar posições de destaque a partir do trabalho incansável e da dedicação à causa pública, iniciada nos municípios, pela Câmara Municipal.

O Congresso de Vereadores é uma oportunidade única para os legisladores municipais se atualizarem sobre questões críticas, trocarem experiências e estabelecerem conexões valiosas. É um momento para aprender com os especialistas e líderes em sua área e, assim, fortalecer seu compromisso com os eleitores e suas comunidades.

Vereador Roberto Danany solicita criação de frente de trabalho junto aos vereadores e Poder Executivo de Canela e São Francisco de Paula em busca de uma rota alternativa mais em conta aos cofres públicos envolvendo o Aeroporto de Vila Oliva.

por adm publicado 26/10/2023 15h41, última modificação 26/10/2023 15h41

A ideia do vereador é que a estrada saia de Vila Oliva, passando pelo Pulador, Cadeinha e Munis, saindo na RS-476, onde liga o Lageado Grande a Canela em consequência da construção do novo aeroporto na localidade de Vila Oliva.  

O objetivo de Danany durante sua explanação em Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Canela, é conseguir criar este grupo de trabalho visando buscar esta rota por essa região que será realizada por consequência do aeroporto na localidade de Vila Oliva, passando necessariamente pelo interior de São Francisco (Lageado Grande, Lava-Pé, Passo do Inferno) terminando no Bairro Saiqui em Canela.  

Este projeto nasceu através de um estudo realizado a partir da implementação do novo aeroporto, pois o mesmo precisaria de um acesso em boas condições para o deslocamento dos turistas à Região das Hortênsias, tendo duas opções, onde a que ocorresse pelo interior de São Francisco seria menos onerosa e beneficiaria muito mais pessoas que a segunda opção pela Ponte do Raposo.    

Danany ainda afirmou que o governo de São Francisco de Paula em conversas realizadas aderiu a ideia desta ideia o mesmo demonstrou interesse em realizar este projeto.

Carmen Lúcia Seibt de Moraes assume novamente a Presidência da Câmara de Vereadores

por adm publicado 27/10/2023 15h10, última modificação 27/10/2023 15h10

Nesta sexta-feira, 27, a vereadora Carmen Lúcia Seibt de Moraes assumiu interinamente a Presidência da Casa Legislativa de Canela. A então vice-presidente da Câmara assume o lugar do Presidente, Jefferson de Oliveira, que está assumindo como Prefeito em Exercício de Canela, durante férias do Prefeito Municipal Constantino Orsolin. A vereadora ocupará o cargo até o próximo dia 13 de Novembro.

A vereadora se mostrou honrada com a oportunidade, mas também lembrou que mesmo que seja por um curto espaço de tempo, um cargo deste tamanho sempre traz uma grande responsabilidade.

Aprovada criação da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências, proposta pelo vereador Jerônimo Terra Rolim

por adm publicado 17/11/2023 14h40, última modificação 17/11/2023 14h40

O vereador Jerônimo Terra Rolim apresentou, para votação do plenário da Câmara, o Requerimento nº 08/2023, que cria a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

O Requerimento foi aprovado à unanimidade, com todos vereadores votando a favor do projeto.

Durante a Sessão, os vereadores Felipe Caputo e Emília Fulcher manifestarem interesse em compor a Comissão, que será instalada mediante assinatura do Presidente da Câmara, vereador Jefferson de Oliveira.

A criação da Comissão foi solicitada pelo vereador Jerônimo após reunião junto ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, presidido pela assistente social Carina Pereira, momento onde Rolim se comprometeu em realizar a criação da Comissão.

O objetivo da Comissão será trabalhar em conjunto com a AMA, presidida por Elizandro Viana, com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, com a Associação Canelense de Pessoa com Deficiência Física (ACPDF), presidida por Larri Rothman e buscarão ser defendidos os direitos das pessoas com deficiência na cidade de Canela.

Vereador Alberi Dias celebra início da instalação de caixa d 'água para resolver problemas nos loteamentos do Edgar Haack, Corrêia e Tiririca

por adm publicado 17/11/2023 14h41, última modificação 17/11/2023 14h41

Na manhã desta sexta-feira, 17, o vereador Alberi Dias, esteve visitando os loteamentos do Edgar Haack e Tiririca, para fiscalizar o início das obras para à instalação do aguardado reservatório de água para a localidade. O vereador lembra que busca que este reservatório de 100 mil litros na localidade virá para resolver enfim todos os problemas com água das mais de 60 famílias que residem nos loteamentos do Edgar Haack, Corrêia e Tiririca.

Em 2021, o vereador já havia encaminhado uma Emenda Impositiva no valor de 100 mil reais para aquisição de uma caixa d’água, mas a instalação ainda não havia sido iniciada pela CORSAN, que alegava alguns entraves junto a Prefeitura para realização desta obra.

Em 2020, em uma parceria entre Prefeitura e CORSAN, foram realizadas obras na localidade onde as residências receberam esperas para acesso a rede de água potável, mas a mesma ainda não chegava via CORSAN.

Alberi enalteceu este trabalho junto ao Poder Executivo e CORSAN: “Com esta obra, que é algo simples de se fazer, todas as residências receberão água tratada nos próximos dias, o que é direito de todos, e todos os canelenses merecem acesso a água tratada”, lembrou.

Vereador Alberi Dias fiscaliza e comemora construção de acesso na Avenida Cônego João Marchesi com a Rua Alfredo Félix Angeli, no bairro São Rafael

por adm publicado 21/11/2023 13h48, última modificação 21/11/2023 13h48

Nesta semana, o vereador Alberi Dias esteve realizando uma visita para fiscalizar a obra de um acesso na Avenida Cônego João Marchesi, na esquina com a Rua Alfredo Félix Angeli, próximo a madereira Artepinho, para facilitar o trânsito nesta localidade.

Segundo o vereador, não apenas a comunidade em geral era prejudicada por não ter um acesso na rua neste ponto, mas também para serviços como Corpo de Bombeiros, SAMU, Brigada Militar, entre outros, tinham que andar muito mais para conseguir retornar, e agora com esta obra, tudo fica mais viável nesta rua.

Alberi disse que recebeu muitos pedidos por membros da comunidade e moradores desta localidade a qual sempre relatam problemas no trânsito, e lembrou que esta melhoria irá beneficiar a todos para evitar acidentes e que um mal maior aconteça. O vereador agradeceu ainda a equipe da Secretaria de Trânsito do município por atender a demanda que irá beneficiar e muito a comunidade canelense.

Emilia Fulcher visita Delegacia para verificar as melhorias realizadas no prédio da instituição

por adm publicado 23/11/2023 13h29, última modificação 23/11/2023 13h29

Nesta semana, a vereadora Emilia Fulcher, esteve visitando a sede da Polícia Civil de Canela, para avaliar como ficaram as reformas realizadas no prédio da Delegacia, uma vez que a vereadora encaminhou no último ano o valor de R$ 114.121,13 para realizar estas melhorias prediais.

A vereadora ficou encantada com a diferença na estrutura, que meses atrás era muito precária, escura, e agora está bonita, e capaz de fornecer uma melhor estrutura para toda a Polícia Civil de Canela.

A vereadora ainda completou dizendo que neste ano encaminhará novamente valores de suas emendas para melhorar ainda mais a estrutura da Delegacia, e que também destinará recursos para outras forças de segurança da cidade, para que consigam realizar também melhorias em suas estruturas.

Vereadores participam da primeira Audiência Pública que trata da criação do Novo Plano Diretor

por adm publicado 29/11/2023 10h19, última modificação 29/11/2023 10h19
Na noite de ontem (28), teve início o ciclo de audiências públicas que trata da criação do Novo Plano Diretor em Canela.

O evento, que ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Canela, contou com a presença dos vereadores Jerônimo Terra Rolim, José Vellinho e Carmen Lúcia Seibt de Moraes. Os mesmos integram a Comissão Especial Temporária, criada no Legislativo com o objetivo de acompanhar os trabalhos da criação do novo Plano Diretor. Além dos Edis citados acima, também esteve presente a vereadora Emília Fulcher.

Hoje (29), a partir das 18h, acontece a segunda audiência pública que ocorrerá no plenário da Câmara de Vereadores, e terá transmissão ao vivo nas redes sociais da Casa Legislatica. As ações encerram amanhã (30), no auditório da Escola Estadual Neusa Mari Pacheco – CIEP, iniciando também às 18h.

O que é o Plano Diretor

O Plano Diretor consiste em uma Lei Municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município, sendo desenvolvido em conjunto com a comunidade e tendo os seguintes objetivos: preservar o meio ambiente; promover a qualidade de vida; e garantir o desenvolvimento sustentável.

Ciclo de Audiências Públicas sobre o Novo Plano Diretor teve nova etapa na Câmara de Vereadores

por adm publicado 30/11/2023 13h49, última modificação 30/11/2023 13h49

Nesta quarta-feira, 29, a Câmara de Vereadores de Canela recebeu um excelente público durante a segunda audiência pública, de um ciclo que está sendo feito em diversas datas e locais, que trata da criação do Novo Plano Diretor em Canela.

O evento, contou com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Jefferson de Oliveira, e novamente com os vereadores Jerônimo Terra Rolim, José Vellinho e Carmen Lúcia Seibt de Moraes, que integram a Comissão Especial Temporária, criada no Legislativo com o objetivo de acompanhar os trabalhos da criação do novo Plano Diretor. Além dos Edis citados acima, também esteve presente a vereadora Emília Fulcher.

Hoje (30), a partir das 18h, acontece a terceira audiência pública que ocorrerá no auditório da Escola Neusa Mari Pacheco (CIEP).

O que é o Plano Diretor

O Plano Diretor consiste em uma Lei Municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município, sendo desenvolvido em conjunto com a comunidade e tendo os seguintes objetivos: preservar o meio ambiente; promover a qualidade de vida; e garantir o desenvolvimento sustentável.

Vereador Roberto Danany participa da oficialização de Três Coroas para início das obras de conclusão da Rota Panorâmica

por adm publicado 30/11/2023 13h53, última modificação 30/11/2023 13h53

Nesta semana o vereador Roberto Danany esteve participando, junto com o Prefeito de Canela, Constantino Orsolin, da confirmação de início das obras de pavimentação por parte do município de Três Coroas, para a conclusão da Rota Panorâmica, estrada que liga o Vale do Paranhana e a cidade a Canela e deverá ser uma rota alternativa para moradores e turistas que procuram a Região das Hortênsias.

A assinatura do Termo de Início de Obra aconteceu na Prefeitura de Três Coroas, contando com a presença de autoridades e representantes da empresa Pavicon que foi a vencedora do processo licitatório. Serão aproximadamente 7,5 Km de asfalto com um investimento de cerca de R$ 15 milhões, sendo que o início das obras está previsto para a próxima semana e o prazo de conclusão é de oito meses.

Pavimentação em Canela

A rodovia Rota Panorâmica, entre os municípios de Canela e Três Coroas, está próxima de ser concluída e restam apenas cerca de 850 metros a serem pavimentados. O trecho teve alguma demora na conclusão da obra por contratempos com rochas e outras demandas do terreno. A estimativa da Administração Municipal é de que o trecho receba a camada asfáltica na primeira quinzena do próximo mês de dezembro.

Jerônimo Terra Rolim comemora resultados de sua fiscalização no canil CEMPRA

por adm publicado 06/12/2023 16h49, última modificação 06/12/2023 16h49

O Vereador Jerônimo Terra Rolim esteve dia 28 de outubro fiscalizando o canil CEMPRA da Prefeitura, quando constatou diversas irregularidades.

Rolim mostrou em tribuna diversas fotos realizadas no local, com cachorro acorrentado vivendo embaixo de uma telha, ausência de anti pulgas, diversos cães sem casinhas e ainda a falta de médico veterinário.

Rolim cobrou diversas vezes para resolução destes problemas e, inclusive, realizou uma campanha com a iniciativa privada e adquiriu diversas casinhas para o canil, que foram doadas.

Com a fiscalização da PATRAM, ocorrida na terça-feira (5), foi constatado que não há mais irregularidades como cachorro vivendo embaixo da telha e diversos cães vivendo sem casinhas e foi contratado um veterinário.

O vereador Jerônimo comemora este resultado da fiscalização da PATRAM que comprovou que foram atendidas as suas reivindicações e cobranças.

Contudo, o Vereador ainda não recebeu a informação se já foi adquirido anti pulgas, assim como não recebeu informação dos responsáveis do Canil CEMPRA do que farão com os diversos cães que vivem soltos fora das baias e sem casinhas.

Roberto Grulke solicita melhorias no entroncamento da Rua Adalberto Wortmann com a RS-235

por adm publicado 06/12/2023 16h51, última modificação 06/12/2023 16h51

Durante Sessão Ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Canela, o vereador Roberto Danany fez um pedido, e também, se comprometeu em buscar soluções para a entrada da Rua Adalberto Wortmann, no entrocamento com a RS-235.

Em sua fala, Danany disse que solicitará ao Secretário de Trânsito de Canela, Alziro Daros, o Dilo, e também a corpo técnico da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), para que o acompanhem em horários de “pico” na entrada da Rua Adalberto Wortmann, junto com a ERS- 235, para que seja encontrada uma solução para o trânsito que por vezes fica caótico na localidade.

Roberto ressaltou que por vezes alguns veículos utilizam as vias neste local sem a sinalização necessária, por vezes também na contramão, o que gera um risco gigantesco para os próprios motoristas e também pedestres.

Portanto, Danany levará tais demandas aos técnicos da Prefeitura e da EGR e tentará o mais rápido possível modificar o trânsito nesta rodovia e nesta rua, e enalteceu que atualmente está desafiador para toda a comunidade transitar em segurança na localidade.

Vereador Felipe Caputo solicita finalização das obras e reparos na Avenida Osvaldo Aranha

por adm publicado 06/12/2023 16h54, última modificação 06/12/2023 16h54

Durante a Sessão Ordinária de 4 de dezembro, o vereador Felipe Caputo utilizou seu espaço na Tribuna para mostrar fotos e solicitar assim a finalização das obras referentes às fiações de eletricidade na Avenida Osvaldo Aranha.

Nestes pontos as obras estão há dias paradas, prejudicando a decoração natalina, podendo inclusive, causar eletrocução, pois a fiação em alguns pontos está aparente.

Além de toda a questão de segurança para a comunidade em geral e os turistas que visitam a cidade neste momento, uma das ruas principais da faixa central da cidade não pode ficar com obras inacabadas por tanto tempo, mais precisamente ainda, em dezembro, onde a cidade recebe milhares e milhares de pessoas.

Vereadores encaminham suas Emendas Impositivas para 2024

por adm publicado 20/12/2023 16h03, última modificação 20/12/2023 16h03

Nesta semana foram aprovadas na Câmara de Vereadores de Canela as Emendas Impositivas dos 11 vereadores da Casa Legislativa. Diversas instituições será auxiliadas.

A Emenda Impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) destinando recursos do Município para determinadas obras, projetos ou instituições.

O valor das emendas é retirado de uma porcentagem do Orçamento Municipal e deve ser dividido igualmente entre os vereadores, sendo ainda, admitida a emenda parlamentar coletiva, em caso de os vereadores entenderem que determinada instituição ou investimento necessite de um aporte maior. Lembrando que, conforme a Constituição Federal, todas as emendas devem ser compatíveis com o plano plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Neste ano os valores ficaram de R$ 318.859,68 para Emendas Impositivas Individuais, e R$ 265.716,40 para Emendas de Bancada para cada vereador. Abaixo, seguem as instituições e valores que serão beneficiados pelos vereadores.

Para saber mais detalhes sobre todas as Emendas Impositivas e de Bancada, clique aqui: https://shorturl.at/itPWX

Alberi Dias visita Rota Panorâmica e faz pedido por asfaltamento em diversas ruas do interior

por adm publicado 16/02/2024 10h53, última modificação 16/02/2024 10h53

Nesta semana, o vereador Alberi Dias este visitando as obras que estão concluindo a Rota Panorâmica, na parte que se refere a Canela, finalizando assim os 7,5 quilômetros que ligam Canela à Três Coroas e será uma importante via alternativa para o Vale do Paranhana. 

Além disso, Alberi reforçou pedidos para asfaltamento na Rua Canastra, localizada na Linha Amoreiras, em toda a extensão da Rua São João, em toda a extensão da Linha São Paulo, a partir da Cachaçaria Flor do Vale, e em toda a extensão da estrada da Linha Chapadão, visando assim trazer mais desenvolvimento e qualidade de vida para toda a comunidade que vive nestas localidades.  

O vereador ainda lembra que empresas renomadas em Canela estão começando investimentos nesta região de Canela e precisarão também da participação do Poder Público, como no asfaltamento, para acelerar o desenvolvimento da região. 

ROTA PANORÂMICA 

A Rota Panorâmica será uma alternativa para ligar o Vale do Paranhana com a Região das Hortênsias. Além da mobilidade será uma alternativa ao fluxo da RS-115, já que a rodovia tem aproximadamente 24 quilômetros entre Canela, da esquina das ruas São João e Godofredo Raymundo, onde inicia a rodovia municipal Arnaldo Opptiz, no bairro Eugênio Ferreira, até o entroncamento da Rua Brasil com a RS-115, na localidade de Linha Café, em Três Coroas.  

No mês de novembro de 2023 foi realizada a assinatura do Termo de Início de Obra do trecho da Rota Panorâmica pertencente a Três Coroas. Serão aproximadamente 7,5 km de asfalto com um investimento de cerca de R$ 15 milhões.  

Vereadora Carla Reis acompanha Prefeito em Exercício em reunião com o Vice-governador do RS, Gabriel de Souza

por adm publicado 16/02/2024 10h54, última modificação 16/02/2024 10h54
Na última semana, a vereadora Carla Reis acompanhou o Prefeito em Exercício, Jefferson de Oliveira, em uma visita ao vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriel de Souza. O encontro ocorreu no Gabinete do Vice-Governador, no Centro Administrativo do Governo do Estado, contando ainda com a presença da Deputada Estadual Patrícia Alba (MDB), e o secretário Geral de Governo de Canela, Jonas Bohn Bernardo.
Na oportunidade, Jefferson protocolou ofícios solicitando apoio do vice-governador Gabriel de Souza em duas demandas para o município de Canela: uma estrutura para extensão do Corpo de Bombeiros no bairro Santa Marta visando os atendimentos à comunidade local e arredores, além da continuidade da obra de duplicação da RS-235, no trecho Canelinha/Saiqui.
“As visitas ao Estado são de suma importância para podermos pleitear melhorias ao município e estreitar laços. A duplicação da RS-235 é uma necessidade, tendo em vista o grande número de trabalhadores/pedestres que passam por ali diariamente”, lembrou Carla.

Audiência Pública

por adm publicado 16/02/2024 10h54, última modificação 16/02/2024 10h54

Jerônimo Terra Rolim denuncia dois casos de maus tratos aos animais ocorridos no canil CEMPRA

por adm publicado 16/02/2024 14h06, última modificação 16/02/2024 14h06

O vereador Jerônimo Terra Rolim esteve na manhã desta sexta-feira, dia 16, em reunião com o delegado Dr. Vladimir Medeiros, encaminhando duas denúncias criminais sobre casos de maus tratos envolvendo o CEMPRA.

O primeiro caso diz respeito a uma cachorra que foi atropelada com fratura e não recebeu socorro, até ser recolhida pelo CEMPRA na sexta-feira dia 9, mas ficaria sem tratamento e atendimento até pelo menos a quarta-feira de cinzas.

Em parceria com a ONG Mãos Dadas Patas Salvas, que se propôs a custear o tratamento da fratura do atropelamento e a castração e, através de uma conjunção de esforços envolvendo o comandante da Patram, Ten. Ritter, o Comandante da BM, Ubirajara Dill e Ten. Dalsin, além do Sgto. Roger dos Bombeiros e o Secretário de Meio-ambiente, Leandro Heidtmann, o vereador Jerônimo Rolim conseguiu retirar a cachorra para encaminhar para a ONG para o tratamento, mediante a assinatura de um termo de adoção.

"Canela não possui convênio com clínicas veterinárias para receber animais atropelados e não possui Hospital veterinário ou sala de cirurgia no canil CEMPRA, ficando os animais agonizando nas baias enquanto nada é feito", informa o vereador.

Rolim denunciou este caso como negligência.

O segundo caso se refere a um cachorro que foi recolhido pela fiscalização e deixado no canil CEMPRA, porém, sua tutora legal, eis que era um cão comunitário registrado na prefeitura, com vacinação e exames, entrou na Justiça para reaver o cão e foi aceito pela Juíza.

No entanto, quando foi buscar o animal, a tutora não pode pegar de volta porque simplesmente a prefeitura deixou o animal escapar de dentro do canil e não sabem nem dizer a data que ocorreu.

Vereador Jerônimo acompanhou a tutora junto à Secretaria de Meio-ambiente onde realizaram a solicitação de acesso às imagens das câmeras do canil.

A tutora também registrou boletim de ocorrência.

A prefeitura abriu processo administrativo reconhecendo que deixou escapar o cachorro e alega estar realizando buscas.

O vereador Jerônimo agradeceu a disponibilidade do delegado Dr. Vladimir, que atua fortemente na causa animal, principalmente com o cartório chefiado pelo inspetor Maurício Viegas.

Rolim destaca que a delegacia possui o selo de certificação conhecido como Delegacia Amiga dos Animais, e que todos os crimes e maus tratos devem ser denunciados para poder mudar a realidade da cidade.

Vereadora Carla Reis visita depósito e centro de triagem do lixo em Canela

por adm publicado 21/02/2024 14h46, última modificação 21/02/2024 14h46

Nesta segunda-feira, a vereadora Carla Reis esteve visitando o depósito de lixo em Canela, que pertence a empresa Serra Ambiental, assim como a coleta de lixo, para averiguar e buscar formas de melhorar o recolhimento na cidade e assim resolver diversos problemas que ocorrem no município. Junto a isto, a vereadora conversou com o interventor da Prefeitura no serviço de transbordo e triagem do lixo, o biólogo Carlos Frozi.

Durante a conversa, Frozi reiterou para Carla que Canela como um todo precisa urgentemente reconscientizar sua população quanto a separaração do lixo em casa e também os dias de coleta. Segundo o interventor, práticas erradas estavam sendo usadas no recolhimento sem nenhuma triagem feita, e também lembrou que anos atrás a população de Canela separava muito mais o seu lixo, onde o município alcançou índices de até 48% de reaproveitamento.

Buscando auxiliar nesta situação, a vereadora Carla se comprometeu em buscar meios junto ao Poder Executivo e também com a população em geral de conscientizar ao máximo a comunidade canelense: “Separar o lixo seletivo do orgânico é algo tão simples para se realizar em casa e no final faz uma diferença simplesmente gigantesca quando chega ao centro de triagem, deixando Canela mais limpa e ainda gerando recursos para quem trabalha neste setor”, lembrou Carla.

Além disso, a vereadora sugeriu em tribuna que o Poder Executivo realize um trabalho nas escolas de conscientização ambiental, divulgar em rádio e jornais o folder dos dias da coleta e coleta especial.

Pensando na coleta como está sendo feita atualmente, Carla sugeriu acrescentar no contrato da empresa a coleta de lixo orgânico no centro da cidade em finais de semana, por causa dos restaurantes e mercados principalmente Felisberto Soares, Osvaldo Aranha, e demais vias.

Atualmente há em Canela uma oficina na central de triagem de resíduos, onde foi criada uma cooperativa, que opera sob a supervisão do interventor Carlos Frozi, onde essas pessoas trabalharam arduamente para aprimorar as operações de triagem e separação de resíduos sólidos e ganham benefícios apenas com a venda do lixo seletivo.

Essa iniciativa demonstra como a colaboração entre a população e o Poder Público pode resultar em melhorias significativas no manejo de resíduos e na promoção da conscientização ambiental.

Vereadora Carla Reis recebe moradores do bairro Boeira para buscar solução para problemas com escoamento nas vias

por adm publicado 27/02/2024 09h31, última modificação 27/02/2024 09h31

Nesta semana, a vereadora Carla Reis recebeu na Câmara Municipal lideranças do bairro Boeira, principalmente das ruas Bernadino Timóteo da Fonseca, Guilherme Diestmam e Antônio Zini, e o representante da Defesa Civil de Canela, Joãozinho Silveira. Na pauta do encontro esteve a continuação da obra da tubulação da Bernadino Timóteo ligando na Felisberto Moraes, que após o asfaltamento e tubulação da São Francisco está gerando alagamentos frequentemente em diversas residências do bairro.

Segundo relatos de moradores, e, informações buscadas pela vereadora, parte da água da João Pessoa e toda a água da rua São Francisco, principal via do bairro, deságua na rua Bernardino Timóteo da Fonseca, resultando nestes recorrentes alagamentos. E isso se dá após a obra de asfaltamento destas ruas, onde os moradores da rua Bernardino Timóteo da Fonseca avisaram a empresa sobre a espessura dos canos, que deveria ser maior para aguentar todo o fluxo que por ali passaria, mas não foram atendidos e a Prefeitura solicitou a finalização da obra com o projeto inicial.

Referente a isso, os moradores estão solicitando há meses que a tubulação então ao menos siga mais uns metros e seja ligada na da rua Felisberto de Moraes para conseguir escoar a água nos canos maiores, pois, a tubulação que hoje liga a rede João Pessoa e São Francisco com a Bernadino Timóteo da Fonseca é de 60 milímetros, já a tubulação existente que passa por baixo das casas é de 30 milímetros, o que obviamente não comporta. Assim também segue o problema da Antônio Zini onde a água “borbulha” embaixo das casas, causando mais transtornos.

A vereadora ressalta que este problema não é de agora, e que já foi pauta de uma reunião junto ao Poder Executivo há dois anos atrás, quando moradores, juntamente com Carla Reis, se reuniram com o Secretário de Governo da época, o Secretário Adjunto de Obras, e a engenheira Vera.

O presidente do bairro também usou a Tribuna do Povo durante Sessão Ordinária na Câmara para pedir providências quanto a situação

Jerônimo Terra Rolim comemora e informa que foi promulgada a lei que concede 100% do transporte gratuito aos universitários e estudantes do ensino técnico

por adm publicado 27/02/2024 09h32, última modificação 27/02/2024 09h32
O vereador Jerônimo Terra Rolim deseja informar a toda a comunidade que foi promulgada a lei nº 4.845/2024, que concede auxílio de 100% ao transporte dos universitários e de estudantes do ensino técnico.
A lei do transporte universitário gratuito foi aprovada com emendas escritas de autoria do vereador Jerônimo Terra Rolim, onde foi incluído o pagamento de 100% do auxílio.
O vereador Jerônimo comemora a promulgação e agradece ao Poder Executivo pela sensibilidade, apesar de todos os percalços ocorridos durante o trâmite do projeto, como o veto do Prefeito ao auxílio dos 100%, que foi derrubado por todos vereadores.
A partir de agora os universitários e os estudantes de ensino técnico de Canela não terão mais custos com passagem para cursarem seus estudos e deverão procurar a Associação de Estudantes responsável para encaminhar o benefício.

Vereador Alberi Dias busca informações e melhorias nas rotas do transporte escolar

por adm publicado 27/02/2024 09h33, última modificação 27/02/2024 09h33
Nesta semana, o vereador Alberi Dias esteve reunido com o subsecretario de Educação, Roberto Vieira de Oliveira, e com o Chefe do Transporte Escolar de Canela, Marcos Aurelio de Oliveira. Neste encontro, também esteve presente o Presidente do loteamento do Adão Mirote, o Padreco, solicitando informações sobre o transporte escolar naquela e em outras localidades.
Inicialmente, foi solicitado ao departamento se havia a possibilidade de o ônibus entrar no loteamento para evitar que as crianças caminhassem muito até a parada de ônibus. Contudo, Marcos explicou todo o planejamento de rotas escolares do município, que segue uma lei federal, onde basicamente todos os alunos que se encontram a menos de dois quilômetros de uma das paradas que figuram na rota escolar, devem se deslocar até este local para utilizar o transporte.
Isso também ocorre quando a criança ou adolescente reside a menos de dois quilômetros da escola, o que daí faz com que não tenha direito ao transporte por poder se locomover diretamente até a instituição de ensino e assim não utilizar a vaga de alguém que necessite mais.
Alberi ainda salientou que busca junto ao Poder Executivo melhorias nas rotas, tanto escolares como municipais de linha, que entrem em alguns bairros que ainda não entram, para trazer mais segurança e comodidade para as comunidades.

Vereadora Carla Reis participa da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela

por adm publicado 06/03/2024 10h53, última modificação 06/03/2024 10h53
Nesta semana, a vereadora Carla Reis esteve participando da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela, que tem como Presidente Ana Carolina Benetti.
É importante salientar que, os sindicatos de trabalhadores rurais são desvinculados do poder público. Eles representam os agricultores familiares e os assalariados rurais, buscando solucionar os problemas sentidos e vividos da categoria. Ser desvinculado do poder público permite autonomia e independência na condução dos debates com relação às reivindicações e às necessidades do setor.
Os Sindicatos de trabalhadores rurais exercem um importante papel no suporte aos produtores do campo, fornecendo informações, oferecendo benefícios e contribuindo nas mais diferentes necessidades da agropecuária e demais setores.
Carla lembrou os grandes avanços que a diretoria antiga realizou pela comunidade rural de Canela, um deles é o aumento de 77% do quadro social da entidade, mostrando assim a força e a importância de fortalecer a agricultura familiar em nosso município.

Projeto de lei sobre a venda do Centro de Feiras tem tramitação suspensa após liminar da justiça

por adm publicado 06/03/2024 10h56, última modificação 06/03/2024 10h56
.Nesta sexta-feira, 1 de março, a Câmara de Vereadores de Canela foi intimada da decisão do Juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Canela, Vancarlo André Anacleto, acatando pedido liminar realizado em Ação Popular, suspendendo a tramitação do Projeto de Lei 73/2023, que Autoriza o Poder Executivo a realizar a venda do Centro de Feiras de Canela.
A Ação Popular questiona, em suma, o valor de avaliação do imóvel, o qual estaria, segundo a autora da ação popular, abaixo do valor real de mercado.
A decisão é de Primeiro Grau, cabendo recurso aos tribunais superiores, mas, por ora, a votação do PL 73/2023 está suspensa, até decisão judicial em contrário.

"Piscina não é turno integral", diz Vereador Jerônimo Terra Rolim

por adm publicado 06/03/2024 10h57, última modificação 06/03/2024 10h57
O vereador Jerônimo Terra Rolim aborda o assunto turno integral nas escolas do município, em todas as sessões legislativas.
Rolim defende tudo integral com oficinas constituídas, programação de atividades educativas, contratação de monitores, pois os professores estão com salas superlotadas, equipamentos, orientação doutrinária, etc.
O vereador Jerônimo presidirá nesta quarta-feira às 19 horas na Câmara de Vereadores o projeto de lei recém enviado pelo prefeito, que regula a implantação do torno integral em Canela, tendo convidado a comunidade a participar, quando utilizou a Tribuna.
Rolim critica esse projeto de lei porque a prefeitura alega que já existe turno integral em Canela, mas nem a lei foi aprovada ainda, o que prova que o tudo integral está sendo realizado de forma amadora, na opinião do vereador.
Na sessão desta segunda-feira, dia 04, alguns vereadores de situação também se manifestaram sobre o turno integral.
Após a manifestação dos vereadores de situação, Rolim usou a Tribuna e destacou que os vereadores da situação quando falam do turno integral, tem como referência apenas a piscina da Escola Neusa Mari Pacheco, no Canelinha.
Rolim então desabafou que "piscina não é turno integral".

Vereadora Carla Reis recebe artesãos de Canela para buscar uma solução e um espaço no Município

por adm publicado 08/03/2024 14h00, última modificação 08/03/2024 14h00
Nesta semana, a vereadora Carla Reis recebeu na Câmara de Vereadores de Canela o Secretário de Obras da cidade, Marcelo Savi, e representantes da Comunidade Empreendedora de Canela. Na pauta do encontro esteve o impasse de a instituição não poder utilizar nenhum espaço público da cidade, sendo que a solicitação é um sábado por mês apenas, para expor e comercializar seus produtos, principalmente no centro.
Com este viés, Carla que é uma eterna defensora da propagação da arte e da cultura como uma maneira de desenvolvimento e economia em nossa cidade, buscou estreitar laços destes empreendedores com o Poder Executivo, uma vez que a associação possui todos os alvarás necessários para seu funcionamento, mas no momento não conseguem apresentar seu trabalho para a comunidade e turistas, e assim, dificulta ainda mais a promoção da nossa cultura.
Em contrapartida, Savi se colocou à disposição para levar ao Poder Executivo mais uma vez este pedido dos artesãos para utilizar a Praça João Corrêa, ou algum outro espaço central da cidade, para conseguir enfim mostrar sua arte, sua cultura, para nossos milhares de visitantes e toda nossa comunidade.
A vereadora lembra que toda a classe artística da cidade deve se unir neste tipo de ação para cada vez mais buscar seu espaço e relevância merecidos dentro de nossa comunidade.

Projeto de Lei do Tempo Integral nas Escolas é debatido em Audiência Pública na Câmara Municipal

por adm publicado 08/03/2024 14h01, última modificação 08/03/2024 14h01
Na noite desta quarta-feira, 06, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ-R), formada pelos vereadores Jerônimo Terra Rolim, Carmen Lúcia de Moraes e Carla Reis, promoveu na Câmara de Vereadores de Canela uma Audiência Pública para explanar, ouvir ideias, e debater com a comunidade sobre o Projeto de Lei Ordinária 94/2023, que “Define as diretrizes gerais a serem observadas na implantação, desenvolvimento e aprimoramento da política de educação em escola de tempo integral no Município de Canela”.
Além dos vereadores da CCJ, estiveram presentes os vereadores José Vellinho Pinto e Emilia Fulcher, e também a Secretária de Educação do município, Janete da Silva Santos.
Durante o debate foi lido todo o Projeto de Lei e os principais pontos que devem ser apreciados pela comunidade, Poder Executivo e Legislativo, para buscar um melhor resultado para as crianças e jovens de Canela.
O vereador Jerônimo, que presidiu o ato, lamentou que nenhum professor da rede pública municipal tenha se manifestado na audiência. Rolim destacou que a expressão ensino integral se trata da concepção filosófica de constituição social do aluno, enquanto a expressão ensino em tempo integral compreende a implantação na escola de efetivos 200 dias letivos, com atividades previstas no contraturno, ou seja, o investimento é alto, a estrutura deve ser ampla e planejada e devem ser preservados também os professores, pois não há como dissociar o bem-estar do aluno, que é o que busca a lei, do bem-estar do professor, razão pela qual a qualificação e valorização e ferramentas de trabalho dos professores devem ser observados. Jerônimo destacou que entre as oficinas que a lei está prevendo, não consta estudo da história de Canela, nem estudo sobre povos originários indígenas, havendo em Canela dois povos, os Kaingang e Guarany.

Vereadoras participam da entrega de nova viatura para a Brigada Militar utilizar no programa PROERD

por adm publicado 08/03/2024 14h02, última modificação 08/03/2024 14h02

Na tarde de quinta-feira, 7, a Presidente em Exercício da Câmara de Vereadores de Canela, Carmen Lúcia Seibt de Moraes, e a vereadora Emília Guedes Fulcher, participaram na sede da Brigada Militar de Canela de uma importante cerimônia para a entrega oficial de uma viatura destinada ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A aquisição do veículo foi possível graças a verbas provenientes de emendas impositivas da Câmara Municipal.  

Diversas autoridades marcaram presença no evento, incluindo o Coronel Ivens Giuliano Campos dos Santos, comandante do CRPO Hortênsias, Carmem Lúcia Seibt de Moraes – Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Dra. Simone Ribeiro Chalela – Juíza de direito da 2ª Vara de Canela, Vladimir Haag Medeiros –Delegado da Polícia Civil de Canela, Antônio Nunes Saldanha – Presidente do Mocovi, Coronel André Lima da Silva – Comandante do 1º BPAT, Newton Moraes – Diretor do Presídio de Canela, Janete da Silva Santos – Secretária de Educação de Canela. 

A nova viatura, um modelo Chevrolet Tracker, foi adquirida através de verbas de emendas impositivas propostas pela bancada do Partido Republicanos, representada pela vereadora Emília Guedes Fulcher, pela bancada do Partido MDB, através do vereador Jefferson de Oliveira, que atualmente está como Prefeito em Exercício, e por meio de uma emenda impositiva individual do então vereador João Alessandro Port Silveira.  

Destinada à área de atuação da 2ª Companhia de Canela, o veículo não apenas servirá ao PROERD, mas também contará com sistema sonoro e luminoso de emergência, além de adesivagem, tudo custeado pelas verbas destinadas ao MOCOVI de Canela. 

Audiência Pública - PLC 05/2023

por adm publicado 13/03/2024 09h01, última modificação 13/03/2024 09h01

Alberi Dias realiza entrega de Moções e homenageia membros da comunidade canelense

por adm publicado 02/04/2024 10h35, última modificação 02/04/2024 10h35

Na última semana, durante Sessão Solene realizada na Câmara Municipal, o vereador Alberi Dias realizou a entrega de três Moções de Aplausos para Márcio Luciano Wilbert, mais conhecido como Pipoca, para Ademar Savi, popularmente conhecido como Neni, e para a Igreja Ev.Casa De Oração Ministério Apascentar.

Durante sua fala, o vereador enalteceu cada um de seus homenageados, lembrando que a Igreja Ev.Casa De Oração Ministério completou 13 anos em Canela, onde tem orientado a comunidade através da pregação, além de auxiliar com trabalhos voluntários no bairro do Canelinha.

Alberi ainda falou sobre a carreira de Ademar Savi, o Neni, pelos seus 47 anos no serviço público nos Correios, sempre sendo elogiado pelo seu ótimo atendimento ao público e sendo um funcionário exemplar.

Para finalizar, o vereador agraciou Márcio Luciano Wilbert, o Pipoca, pelos seus 33 anos trabalhando no Garfo e Bombacha, sempre mostrando o tradicionalismo gaúcho com suas apresentações no empreendimento.

Gabriela Thomazi Cezar assume cadeira no Legislativo canelense e participa de Sessão Ordinária

por adm publicado 10/04/2024 09h24, última modificação 10/04/2024 09h24
Na Sessão Legislativa desta segunda, 8, foi empossada ao cargo de vereadora pelo PDT, Gabriela Thomazi Cezar.
Gabriela é bacharel em Turismo e pós graduada em administração de empresas, casada e mãe de dois filhos.
Entre os assuntos abordados na Tribuna, a vereadora Gabriela abordou sobre a necessidade de discutir sobre a recuperação do Turismo na cidade e região, propondo a criação de um Conselho Municipal de Recuperação do Turismo.
Ainda, a vereadora questionou o déficit de vagas e o número de crianças na fila de espera das escolas infantis.
A vereadora Gabriela destacou a carreata promovida pela AMA, em Gramado, com mais de 60 veículos e um ônibus lotado com dezenas de pessoas.
Gabriela estava como suplente e assume a cadeira de vereadora em razão do pedido de licença por uma sessão do vereador Jerônimo Terra Rolim.

Vereador Luciano Melo deixa Secretaria da Fazenda de Canela para retornar para a Câmara de Vereadores

por adm publicado 10/04/2024 09h26, última modificação 10/04/2024 09h26
A Sessão Ordinária desta segunda-feira, 8, marcou o retorno do vereador Luciano Melo para ocupar uma cadeira no Legislativo canelense.
O vereador regressa após participar como Secretário Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico junto ao Poder Executivo de Canela.
Durante este período presente no Poder Executivo, Melo foi substituído por Roberto Mauro Grulke, o Danany, que atuou como vereador por mais de três anos na Casa Legislativa.

Vereadora Emilia Fulcher realiza visita ao Hospital de Caridade de Canela

por adm publicado 10/04/2024 09h27, última modificação 10/04/2024 09h27
Nesta semana, a vereadora Emilia Fulcher realizou uma visita de cortesia do Hospital de Caridade de Canela (HCC), com diversos objetivos. Entre eles, estava conhecer o novo administrador contratado pelo Poder Executivo, saber mais detalhes de investimento para um recurso encaminhado junto a bancada da vereadora, e por fim, mas não menos importante, saber quais os principais planos para o futuro do funcionamento da casa hospitalar.
Inicialmente a vereadora foi recebida pelo Interventor do Hospital e Secretário de Governo, Jonas Bohn Bernardo, que apresentou Aristides Feistler, natural de Candelária e com formação em Administração de Empresas e Pós-Graduação em Gestão Hospitalar pelo IAHCS, e que foi contratado para os serviços de administrador do HCC.
Logo após Emilia solicitou quais as ideias e planos da instituição investimento da emenda de 200 mil reais encaminhada pelo Deputado Federal Carlos Gomes, através da bancada do Republicanos de Canela, para auxiliar o HCC em seus serviços.
Além disso, foram debatidos ainda melhorias que podem ser feitas referentes ao atendimento junto à comunidade e em toda a infraestrutura do HCC.

Alberi Dias solicita aquisição de triturador de lixo verde para resolver transtornos em Canela

por adm publicado 10/04/2024 09h29, última modificação 10/04/2024 09h29
Nesta semana o vereador Alberi Dias protocolou na Câmara de Vereadores de Canela um pedido para que o Poder Executivo busque realizar a aquisição de um triturador de galhos e folhas elétrico ou a gasolina.
Segundo o vereador, membros da comunidade, moradores e freteiros, solicitaram esta demanda, porque quando há poda ou limpeza de terrenos e sobram galhos e folhas, e ambos não têm um local definido para descarte, em alguns casos leva dias para recolhimento, e durante este período todo este material se espalha pelas ruas e ainda corre o risco de sofrer queimadas, ou qualquer outro tipo de acidente.
Com a aquisição de uma máquina como esta, este material ocuparia menos volume facilitando o depósito em locais apropriados e resolveria em definitivo o problema dos freteiros e da comunidade em geral com relação ao lixo verde.

Marcelo Savi solicita criação de Secretaria ou subsecretaria de Esportes em Canela

por adm publicado 10/04/2024 16h13, última modificação 10/04/2024 16h13

Na tarde desta quarta-feira, 10, o vereador Marcelo Savi se reuniu com o Prefeito de Canela, Constantino Orsolin, para entregar um ofício solicitando ao Poder Executivo a criação de uma pasta específica para os esportes em Canela.

Segundo Savi é de extrema importância e de maneira urgente a criação de uma pasta específica na administração para este assunto, para que o mandatário possa ter orçamento, buscar parcerias, solicitar emendas, organizar mais eventos, investir na infraestrutura, enfim, dar a importância real que o esporte merece em uma comunidade como a de Canela.

O esporte nas cidades deve ser tema de grande relevância, uma vez que tem impacto em outros quesitos, como saúde e educação. Por isso, o Poder Público tem a oportunidade de, com esta secretaria ou subsecretaria, criar parcerias com outros setores e organizações para incentivar ainda mais o acesso da população ao esporte, gerando assim, benefícios individuais e sociais.

Câmara aprova Lei para recebimento de recurso para construção do Ginásio Esportivo no bairro Celulose

por adm publicado 16/04/2024 10h06, última modificação 16/04/2024 10h06

Na noite de ontem, 15, foi aprovado por unanimidade durante Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Canela o Projeto de Lei 19/2024, que “Autoriza o Poder Executivo a receber Recurso Vinculado para aplicação de contrapartida de contrato de concessão nº 145/2004”. Na oportunidade, o plenário da Câmara de Vereadores estava cheio de desportistas do município buscando esta aprovação.

Este projeto, em tese, trata da concessão de serviços de água e esgoto no Município de Canela e a verba proveniente deste contrato será aplicada na construção de um Ginásio Esportivo no bairro Celulose, e também parte dele no próximo Sonho de Natal.

O valor a ser repassado ao município em duas parcelas é de R$ 9.000.000,00, e será utilizado para garantir o financiamento da construção do ginásio, uma importante obra para a comunidade, objetivando fomentar e incentivar o esporte e o lazer.

Além disso, o montante de R$ 800.000,00 será utilizado para garantir o financiamento do evento 37º Sonho de Natal de Canela 2024, que já está consolidado no Município e ocorre anualmente.

Vereador Luciano Melo busca a implementação de um Plano Municipal de Esportes e Lazer em Canela

por adm publicado 17/04/2024 13h36, última modificação 17/04/2024 13h36

Durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira, 15, o vereador Luciano Melo apresentou em seu espaço na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei Indicação ao Poder Executivo, onde através da Secretaria de Educação, a Prefeitura crie um Plano Municipal de Esporte e Lazer. 

“O esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. Jovens e adultos de nossos dias, carentes de valores éticos e morais encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas ao sentimento de cooperação e amizade”, lembrou Melo. 

Ante estas necessidades, o Município de Canela, com este projeto irá propor desenvolver políticas públicas no âmbito da iniciação esportiva e de atividade física, para serem aplicadas em todo o território de abrangência do Município, como: 

  • Construção e ampliação da infraestrutura esportiva e de lazer 

  • Formação e valorização profissional 

  • Esporte Educacional 

  • Ampliação dos espaços públicos para a prática de atividade recreativa e de lazer. 

  • Promoção de atividades para preservação da saúde e da aptidão física da população 

  • Instalar e manter academias ao ar livre. 

Você pode conferir todo o Plano Municipal de Esportes clicando aqui: https://acesse.one/HfVl8.  

Vereador Alberi Dias assume como Líder de Governo na Câmara de Vereadores

por adm publicado 17/04/2024 13h38, última modificação 17/04/2024 13h38

Nesta semana se tornou oficial que o vereador Alberi Dias, que está em seu quarto mandato junto a Câmara de Vereadores, se tornou novamente líder de Governo na Casa Legislativa.  

Entre as funções do líder estão esclarecimentos de dúvidas sobre projetos encaminhados pelo Poder Executivo, além de ser o elo entre os parlamentares e o prefeito. 

Ainda, caberá a Alberi a missão de promover uma interlocução entre os Poderes Executivo e Legislativo, bem como de apresentar as propostas da Prefeitura de Canela junto aos demais vereadores, com a finalidade de assegurar o melhor andamento das matérias que estejam em conformidade com os objetivos pretendidos pelo Executivo para o bem da cidade e de sua comunidade. 

Jerônimo Terra Rolim conhece reformas do prédio da delegacia realizadas com suas emendas individuais

por adm publicado 17/04/2024 13h39, última modificação 17/04/2024 13h39
O vereador Jerônimo Terra Rolim foi recebido pelo delegado de polícia titular de Canela, Dr. Vladimir Medeiros, para conhecer as obras realizadas na sede da delegacia.
Rolim conheceu os novos dormitórios o novo salão de encontros, a reforma total do teto do prédio da delegacia a reforma da recepção dos plantões e a construção e finalização dos cercamento do prédio.
O vereador cumprimentou o delegado pela gestão do dinheiro público utilizado pelo resultado.
O vereador Jerônimo enviou emendas para o cercamento da delegacia, tendo sido informado pelo Dr. Vladimir de que o custo foi bastante acessível, considerando os preços de mercado.
O novo cercamento da delegacia já pode ser visto por todos ao passar em frente ao prédio.

Câmara realiza debate sobre coleta, separação e destinação do lixo em Canela

por adm publicado 18/04/2024 14h56, última modificação 18/04/2024 14h56

Nesta quarta-feira, 17, foi realizado na Câmara de Vereadores de Canela um debate, através de um requerimento, aprovado em plenário da vereadora Carla Reis, sobre a coleta, separação e destinação do lixo em Canela, e outros assuntos referentes a este assunto em todo o município.

Na oportunidade, foi convidado para explanar sobre o tema o interventor da Prefeitura no serviço de transbordo e triagem do lixo, o biólogo Carlos Frozi. Além dele, e de membros da comunidade canelense em geral, estiveram presentes os vereadores Jerônimo Terra Rolim, Emilia Fulcher, Marcelo Savi, José Vellinho Pinto e Carmen Lúcia Seibt de Moraes.

Durante sua explanação, Frozi contou como era antigamente realizada a coleta e a separação do lixo em Canela, e trouxe esses dados para a realidade atual da cidade. Frozi reiterou que o município como um todo precisa urgentemente reconscientizar sua população quanto a separação do lixo em casa e também os dias específicos de coleta. Segundo o interventor, práticas erradas estavam sendo usadas no recolhimento sem nenhuma triagem feita, e também lembrou que anos atrás a população de Canela separava muito mais o seu lixo, onde o município alcançou índices de até 48% de reaproveitamento.

Juntamente a isso Frozi apresentou a cooperativa COOCAMARH (Cooperativa de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis da Região das Hortênsias), que trabalha como uma oficina na central de triagem de resíduos e opera sob sua supervisão, onde essas pessoas trabalham arduamente para aprimorar as operações de triagem e separação de resíduos sólidos e ganham benefícios apenas com a venda do lixo seletivo.

Após toda esta apresentação os vereadores e a comunidade se manifestaram e debateram sobre políticas públicas que devem ser criadas aprimorar a coleta e a separação do lixo em Canela, e também que a colaboração entre a população e o Poder Público pode resultar em melhorias significativas no manejo de resíduos e na promoção da conscientização ambiental.

Para finalizar o evento, a vereadora Carla Reis frisou a importância deste debate: “É preciso falar e tomar ações urgentes, individuais e coletivas, pois o lixo é responsabilidade de todos nós, precisamos apresentar resultados para hoje, amanhã e sempre visando o melhor de Canela”.

Vereadora Carla Reis solicita que Prefeitura realize um estudo para mudanças no Código Tributário

por adm publicado 24/04/2024 13h56, última modificação 24/04/2024 13h56
A Vereadora Carla Reis (MDB), irá solicitar que a Prefeitura de Canela realize um estudo para que sejam feitas mudanças no Código Tributário do Município.
A Associação dos Contabilistas da Região das Hortênsias apresentou uma proposta de alteração ao Código Tributário Municipal, Lei Complementar 67/2017, especificamente no Art. 78 do Capitulo II, que versa sobre infrações e penalidades relacionadas ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e obrigações acessórias.
Durante a tarde de segunda-feira (22), a Vereadora promoveu uma reunião para tratar detalhes do assunto. Participaram do encontro, Ismael Schneider representante da Associação dos Contabilistas da Região das Hortênsias, Rafael Simões, Inspetor de Tributos Municipais da Prefeitura e o Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores, o Advogado Fabiano Faes.
A Associação dos Contabilistas acredita que algumas modificações trarão mais flexibilidade e justiça ao sistema tributário municipal, incentivando a autorregularização e promovendo um ambiente mais favorável aos contribuintes.
"Acredito que estas mudanças além de atender as demandas dos profissionais que atuam na área irão gerar melhorias e mais agilidade no sistema tributário municipal", destacou Carla Reis.
Redução por Denúncia Espontânea:
Havendo denúncia espontânea da (s) infração (ões), pelo contribuinte ou seu representante legal, antes de qualquer procedimento fiscalizatório, notificação, intimação ou ato equivalente, será concedida redução do valor da penalidade em 75%, sendo o pagamento realizado em até dez dias da denúncia.
Acesso à Informação

Mídias Sociais

Facebook Youtube Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisa de Opinião

Gostou do novo site?

Sim, gostei
Não gostei
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 27
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo