Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Carla Reis visita depósito e centro de triagem do lixo em Canela

Vereadora Carla Reis visita depósito e centro de triagem do lixo em Canela

por adm publicado 21/02/2024 14h46, última modificação 21/02/2024 14h46

Nesta segunda-feira, a vereadora Carla Reis esteve visitando o depósito de lixo em Canela, que pertence a empresa Serra Ambiental, assim como a coleta de lixo, para averiguar e buscar formas de melhorar o recolhimento na cidade e assim resolver diversos problemas que ocorrem no município. Junto a isto, a vereadora conversou com o interventor da Prefeitura no serviço de transbordo e triagem do lixo, o biólogo Carlos Frozi.

Durante a conversa, Frozi reiterou para Carla que Canela como um todo precisa urgentemente reconscientizar sua população quanto a separaração do lixo em casa e também os dias de coleta. Segundo o interventor, práticas erradas estavam sendo usadas no recolhimento sem nenhuma triagem feita, e também lembrou que anos atrás a população de Canela separava muito mais o seu lixo, onde o município alcançou índices de até 48% de reaproveitamento.

Buscando auxiliar nesta situação, a vereadora Carla se comprometeu em buscar meios junto ao Poder Executivo e também com a população em geral de conscientizar ao máximo a comunidade canelense: “Separar o lixo seletivo do orgânico é algo tão simples para se realizar em casa e no final faz uma diferença simplesmente gigantesca quando chega ao centro de triagem, deixando Canela mais limpa e ainda gerando recursos para quem trabalha neste setor”, lembrou Carla.

Além disso, a vereadora sugeriu em tribuna que o Poder Executivo realize um trabalho nas escolas de conscientização ambiental, divulgar em rádio e jornais o folder dos dias da coleta e coleta especial.

Pensando na coleta como está sendo feita atualmente, Carla sugeriu acrescentar no contrato da empresa a coleta de lixo orgânico no centro da cidade em finais de semana, por causa dos restaurantes e mercados principalmente Felisberto Soares, Osvaldo Aranha, e demais vias.

Atualmente há em Canela uma oficina na central de triagem de resíduos, onde foi criada uma cooperativa, que opera sob a supervisão do interventor Carlos Frozi, onde essas pessoas trabalharam arduamente para aprimorar as operações de triagem e separação de resíduos sólidos e ganham benefícios apenas com a venda do lixo seletivo.

Essa iniciativa demonstra como a colaboração entre a população e o Poder Público pode resultar em melhorias significativas no manejo de resíduos e na promoção da conscientização ambiental.