Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Roberto Danany busca apoio para aquisição do sensor de glicemia FreeStyle Libre

por adm publicado 27/09/2023 15h33, última modificação 27/09/2023 15h33

Durante a Sessão Ordinária de 25 de setembro, o vereador Roberto Danany trouxe a pauta um assunto de grande relevância para a comunidade canelense. Está tramitando na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a discussão para que o Estado assegure gratuitamente aos pacientes com diabetes o FreeStyle Libre, sensor de glicemia que livra os portadores da doença das incontáveis picadas de agulhas nos dedos durante o dia.

Este sensor fica grudado na parte superior posterior do braço e faz, sem picadas ou dor ao paciente, leituras contínuas a cada um minuto, armazenando até 8 horas de dados de glicose e dura 14 dias. Com este aparelho os pais podem realizar monitoramentos de seus filhos com mais informações para realizar os tratamentos mais completos diariamente. O aparelho pode ser utilizado tanto no tipo 1, quanto no tipo 2 da doença, mas o seu custo, porém fica próximo a R$ 300 por quinzena para o usuário.

Um grupo de trabalho, formado por médicos, pacientes, familiares, deputados e representantes de entidades e de órgãos públicos, tem agora a missão de levar este assunto a frente para que o Governo possa disponibilizar isso para todos os gaúchos, e é algo que vai beneficiar muitos canelenses também.

Roberto realizou um abaixo assinado buscando apoio para encaminhar a capital gaúcha, que contou com mais de 200 assinaturas. Além disso, Danany realizou na Câmara uma Moção de Apoio, que foi assinada por todos os vereadores, e que também será encaminhada aos deputados de nosso Estado.